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Auxiliar os adolescentes a identificarem o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) pode ser um enorme desafio, pois muitos deles apresentam desatenção ocasional ou comportamento agitado de tempos em tempos.
No entanto, existem algumas características distintivas a serem consideradas:
Os sintomas do TDAH em adolescentes (dificuldade de concentração, desatenção, hiperatividade, impulsividade, inquietude, dificuldade em seguir instruções, organização precária, e outros) tendem a ser persistentes e interferirem significativamente na vida diária; se manifestam em múltiplos ambientes (em casa, na escola ou no trabalho) e causam dificuldades significativas no funcionamento social, acadêmico ou profissional.
Todos nós podemos nos sentir distraídos, desatentos ou agitados em determinadas situações, mas no TDAH esses sintomas são persistentes e prejudicam a capacidade da pessoa de cumprir suas responsabilidades diárias. Se manifestam desde a infância e continuam na adolescência e idade adulta.
Se você ou alguém que você conhece está enfrentando dificuldades para diferenciar se são comportamentos esporádicos ou o TDAH, é recomendável buscar orientação de um psiquiatra e um psicólogo, para uma avaliação mais detalhada e indicação do plano de tratamento mais adequado, pois mesmo que não se confirme o diagnóstico de TDAH, a ajuda psicológica pode ser necessária.
O tratamento geralmente envolve uma abordagem multidisciplinar, incluindo a Psicoterapia Cognitivo Comportamental (TCC), que ajudará a pessoa a desenvolver habilidades para lidar com seus desafios.
É importante lembrar que o apoio da família e amigos é fundamental para os adolescentes que lidam com o TDAH. Ouvir, oferecer suporte emocional e incentivar a busca pelo tratamento são passos importantes nesse processo.
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MECA Psicologia e Terapias Integrativas